quinta-feira, 16 de setembro de 2010

shame on us...

Desde q me entendo por gente, ouço comentários depreciativos da minha forma física. E o q mais me incomoda, hj em dia, não é q as pessoas comentem, mas, q eu, inconscientemente, assuma maledicências alheias como inequívocas verdades. É óbvio q não devemos mascarar fatos, mas, custa utilizar do velho e bom eufemismo, ainda q para q sejamos menos cruéis com a gente mesmo?
Tenho certeza de q muitas pessoas (gordinhas, magrinhas, altas, baixas, do cabelo muito liso ou muito crespo, do nariz assim ou assado, brancas, negras, amarelas, whatever!) comungam com a minha inquietação. A forma através da qual o mundo nos vê é distorcida. Ao perceberem meu corpo vultoso, com  excessos e evidente opulência, acaso questionam q aquele é o frágil, descartável e passageiro invólucro de uma mãe dedicada, uma esposa fiel, uma filha zelosa? Em algum momento, é feita uma análise q transcende a aparência e descobre q sou fraca, forte, adulta, criança, q tenho medos, anseios, alegrias e dores? Não.
E o q me machuca é q o mesmo pré-juízo instalado nos q me vêem é tbm o q reside em mim, fruto de uma pretensão cultivada não sei por quê nem para quê...triste constatação.
O apóstolo Paulo dizia q o bem q queria não fazia, mas, sim, o mal q tentava evitar. Anos se foram desde então e o q se pode perceber é q a natureza do homem não muda. Não pretendo entrar no mérito de sermos bons ou maus. O dedo q aponto é para mim mesma, me lembrando q, antes de ser boa ou má, sou humana, filha de um Pai q é inteiramente amor e misericórdia e q, certamente, se lastima com meus rótulos e juízos e, ainda assim, me ama na essência.

"O essencial é invisível aos olhos." Saint Exupèry

(Bruna Cordeiro de Alencar)

2 comentários:

  1. Nem todo ser humano é capaz de ver além das aparências. E isso é o que falta pra nós sermos felizes. Sempre criticamos aquilo que não gostamos no outro, e muito daquilo de que não gostamos não tem realmente nenhum valor. Em outras palavras, o que importa se a outra pessoa é alta, baixa, verde, preta, lilás, amarela, feia, magra demais, gordinha...? O que importa é o caráter da pessoa. Todos nós sofremos algum tipo de pré-juizo por parte dos outros, porém devemos lembrar que a "avaliação" que devemos nos preocupar é a que Cristo tem de nós. E Ele nos vê por dentro, portanto... o que os outros dizem de nossa aparência doesn't really matter.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Bruna, o pior é que imagem que nos vendem de mulher ideal não existe! Sim, por mais lindas que sejam as atrizes de TV, elas tbm têm imperfeições....são humanas! Mas as capas de revista e os programas de Tv mostram-nas como mulheres lindas e perfeitas. Pobres de nós trabalhadoras, mães, esposas! A todo tempo somos julgadas com uma imagem ruim, pq estamos acima do peso que nao sei quem julga o ideal, pq temos celulite, estrias, rugas, espinhas, etc etc etc. Eu tento sempre me livrar desse preconceito que tenho contra mim mesma...mas não é que sempre aparece alguém pra me dizer que estou fora dos padrões? que tenho pneuzinho na barriga, celulite, etc etc e aí volto a me sentir por baixo de novo.
    É essa a nossa realidade! Temos que lutar por uma perfeição que nao existe. Perfeito mesmo só Deus!

    ResponderExcluir